Tâmega e Sousa acolheu comitiva empresarial ibero-americana

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) recebeu, nos passados dias 13 e 14, uma comitiva ibero-americana da Academic International Network (ACINNET), constituída por mais de duas dezenas de representantes de instituições do setor empresarial e académico da América do Sul e da Europa.

Durante dois dias, empresários e académicos da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Chile, de Espanha, do Paraguai e de Portugal tiveram oportunidade de visitar e trocar impressões com o tecido empresarial do Tâmega e Sousa, mas também de desfrutar dos recursos turísticos e enogastronómicos da região, em dois roteiros empresariais desenhados pela CIM do Tâmega e Sousa, em articulação com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS).

Estas iniciativas integraram o programa do 4.º Congresso Internacional ACINNET, que decorre até dia 18, no Instituto Politécnico do Porto, e cuja organização conta com colaboração do CETS. A internacionalização e o empreendedorismo têm sido, desde a primeira edição, as temáticas predominantes deste Congresso, sendo abordadas de forma multidisciplinar e permitindo a partilha de perspetivas de várias áreas do saber. Nesta edição, o Congresso Internacional ACINNET decorre em paralelo com o 1.º Congresso Empresarial ACINNET, que reúne vários empresários da rede, de forma a permitir um diálogo dinâmico e a criação de sinergias entre a academia e a rede empresarial.

A dinamização destes dois roteiros empresariais no Tâmega e Sousa teve como objetivo promover o estabelecimento de relações empresariais e institucionais e, consequentemente, reforçar a internacionalização do tecido empresarial da região, assumindo-se como um veículo para facilitar o acesso dos agentes económicos do território aos mercados internacionais ibero-americanos e potenciando a articulação e cooperação entre instituições de ensino superior, empresas, infraestruturas de suporte às empresas e entidades públicas.

A organização destes roteiros empresariais insere-se na Operação “Tâmega e Sousa – Qualify and Brand On”, liderada pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com o CETS e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, e cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Tâmega e Sousa acolheu comitiva empresarial ibero-americana

| Economia, Última Hora |
Sobre o Autor
-